MÁSCARAS AFRICANAS - SIMBOLISMO, MISTICISMO E MAGIA  (CULTURA) escrito em terça 01 maio 2012 17:58

ANCESTRALIDADE, MAGIA, MÁSCARAS AFRICANAS, MISTICISMO, RLIGIOSIDADE

Blog de coresdafricabrasil :'ÁFRICAS: AS CORES DA CULTURA DE LÁ E DA CULTURA DE CÁ', MÁSCARAS AFRICANAS - SIMBOLISMO, MISTICISMO E MAGIA

O trabalho registrado na imagem acima, foi elaborado e desenvolvido em Oficina de Histórias Africanas, pelo Prof. Nilton B. Filho na E. M. 08 17 020 Nações Unidas, em 2007, durante a execução do Projeto "A Cor da Cultura".

 

As máscaras africanas estão muito presentes nos costumes das sociedades tribais que tem uma grande preocupação com a questão dos valores étnicos, morais e religiosos e o seu significado é muito difícil de ser compreendido pelos não-africanos, justamente porque nelas residem muitas fantasias, misticismo e magia que exprimem o modo de pensar de muitas sociedades tribais africanas. Nelas está presente a possibilidade de incorporação das entidades da natureza e dos espíritos. Mas o segredo para se estabelecer a relação entre a máscara africana e os espíritos é muito bem guardado pelo ancestrais e anciãos das tribos. Ele só e revelado para aqueles que se iniciam como sacerdotes.

Mas todos esses significados variam de um grupo étnico para outro, onde uma só máscara pode ter significados variados.

Uma pessoa que não tenha sido iniciada nos rituais secretos das máscaras não conhece o seu significados. Muitas podem ser vistas apenas por aqueles que tenham sido iniciados nesse respectivo conhecimento. Mulheres e crianças são freqüentemente excluídas das cerimônias sagradas onde certas mágicas aparecem. Há até uma crença de que a visão não autorizada de uma cerimônia de consagração de máscaras pode trazer doenças, desgraça e morte para aqueles que violarem as regras ritualísticas.

A máscara simboliza uma transformação mística; quem a veste incorpora o ser que ela representa.

Na região oeste da África, elas têm importantíssima função, por exemplo, nas festas de iniciação, aparições públicas de sociedades secretas, nos rituais de casamento, nascimento, morte e feitiçaria e nas celebrações das colheitas.

Elas podem purificar, proteger ou assombrar, transmitindo mensagens dos espíritos para as pessoas e acompanham os homens na guerra, na caça e nos trabalhos no campo.

A função das máscaras juntamente com os trajes sagrados é fixar a atenção de todos na energia de um espírito ligado às forças da natureza.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.227.156.177) para se identificar     

Nenhum comentário
MÁSCARAS AFRICANAS - SIMBOLISMO, MISTICISMO E MAGIA


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para coresdafricabrasil

Precisa estar conectado para adicionar coresdafricabrasil para os seus amigos

 
Criar um blog